Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2011

A vingança de ACM

"Vossa excelência pode dizer isso e mais coisas, mas na verdade o que Vossa Excelência é mesmo é um protetor do jogo e do lenocínio, porque é um ladrão."

Resposta do deputado Antônio Carlos Magalhães, o ACM, a Tenório Cavalcanti, que acusara o então presidente do Banco do Brasil, Clemente Mariani, também baiano, de desviar verbas.

"Vai morrer agora mesmo", berrou Cavalcanti, o revólver em punho.

A Câmara Federal entra em hiseteria.

Contam que Antônio Carlos Magalhães, tremendo de medo, foi acometido de incontinência urinária. Gritava: "atira!".

Tenório não atirou. Rindo, disse: "só mato homem".

A vingança de ACM não tardaria.

Tenório Cavalcanti teve armas apreendidas e direitos políticos cassados pelo golpe militar de 1964.


Sou macho

"Não sou comunista, não sou farcista, nem sou covarde. Sou Tenório. Natalício Tenório Cavalcanti de Albuquerque, e tem mais, sou macho".


Do ex-deputado federal e advogado Tenório Cavalcanti, o “Homem da Capa Preta”, lendário político alagoano que se transformou no “Rei da Baixada Fluminense” pela defesa intransigente dos nordestinos que migravam para o Rio.

No início dos anos 50, a polícia fez cerco ostensivo a duas casas de Cavalcanti, após constatada a sua participação no assassinato de um delegado paulista contratado pelas elites de Caxias (RJ) para matá-lo.

O aparato foi desfeito graças à intervenção de políticos como Nereu Ramos, presidente da Câmara, Osvaldo Aranha, ex-ministro da Fazenda, e Afonso Arino, na época deputado e futuro presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Tenório Cavalcanti sempre andava com "Lurdinha", uma submetralhadora alemã, presente do general Góis Monteiro.