Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Opostos

A reforma do aeroportinho do Tirirical corre bom risco de entrar no Guiness.

O metrô do Cairo é apontado como a obra mais demorada e cara do mundo.

Os egípcios têm, pelo menos, boa desculpa. A cada metro de escavação os trabalhadores deparam com relíquias do passado faraônico. O Conselho Supremo de Antiguidades manda parar os serviços, e param mesmo.

E o aeroportinho?

Ali só desenterram cobras e lagartos.

Por enquanto, nem sombra de Osires.

É tudo verdade (dois)

Em fevereiro de 1942, Orson Welles conhece o carnaval carioca.

Getúlio Vargas o recebe no Catete e lhe conta os “progressos” do seu Estado Novo. As bravatas não impressionam o cineasta, que um mês depois, e depois de inúmeras noitadas no Rio, chega a Fortaleza.

Vargas teme a fama do visitante e o que ele possa dizer no estrangeiro sobre o que viu do regime brasileiro, e manda a temida polícia do Estado Novo vigiá-lo de perto. Não mais o deixariam.

“It´s All True” começa a ser rodado, contudo a produção sofre onda de atropelos.

Um dos quatro pescadores da história original é morto em acidente com a jangada, e substituído por um irmão; os censores getulistas; as limitações do orçamento o obrigam a adaptações. Hollywood o acusa de esbanjar dinheiro.

Há outra versão. Para fazer o filme andar, Welles para de beber e abdica de qualquer conforto. Dorme no casebre dos pescadores e, após feijão e peixe, escreve até a madrugada.

“It´s All True” jamais seria finalizado.

Há quem garanta, contudo, que o cineasta o deixou pronto.

É tudo verdade (um)

A história permanece inacabada e ainda pode dar muito pano pra manga.

Orson Welles desembarcou no Brasil em fevereiro de 1942, já famoso pelo seu Cidadão Kane e pela transmissão radiofônica de “A Guerra dos Mundos”, que levou pânico a milhares de americanos com a notícia da invasão da Terra por seres do espaço.

O que o trazia?

Oficialmente, a continuação do filme “It´s All True” (É tudo verdade, em tradução livre).

O teria convencido disso uma matéria na Time, de dezembro de 1941.

A revista narrava a epopeia de quatro cearenses que se arriscaram ao mar por 61 dias, no trajeto Fortaleza-Rio, em jangada sem instrumentos náuticos, para denunciar o drama de pescadores daquele estado.

Welles ficou fascinado com a aventura e seus detalhes, e quis recontá-la no cinema.

Jornalismo na telona

A lista abaixo traz 30 filmes onde o tema jornalismo é destaque. Foi elaborada pelo jornal britânico The Independent em março de 2005.

Não faltam clássicos como Cidadão Kane, de Orson Welles, e A montanha dos sete abutres, com Kirk Douglas.

Senti falta, entretanto, de A Fogueira das Vaidades (The bonfire of the vanities, de 1990), de Brian de Palma.

Vi a todos e gosto muito da maioria. Confira:

Salvador, o martírio de um povo (Salvador, 1985); Todos os homens do presidente (All the President´s Men, 1976); Quase famosos (Almost Famous, 2000); Um sonho sem limites (To Die For, 1994); Cidade de Deus (2002); Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941); Em defesa da verdade (Defence of the Realm, 1985); Medo e delírio (Fear and Loathing in Las Vegas, 1998); Última hora (The Front Page, 1931); Jejum de amor (His Girl Friday, 1939); Bom dia Vietnã (Good Morning Vietnam, 1987); Assassinos por natureza (Natural Born Killers, 1994); Os gritos do silêncio (The Killing Fields, 1984); A embriaguez do sucesso (Sweet Smell of Success, 1957); O informante (The Insider, 1999); Rede de intrigas (Network, 1976); O Povo contra Larry Flynt (The People vs Larry Flynt, 1996); Superman (1978); Em Perversa paixão (Play Misty for Me, 1971); O show de Truman, o show da vida (The Truman Show, 1998); O preço de uma verdade (Shattered Glass, 2003); O âncora - A lenda de Ron Burgundy (Anchorman: The Legend of Ron Burgundy, 2004); O ano em que vivemos em perigo (The Year of Living Dangerously, 1982); Nos bastidores da notícia (Broadcast News, 1987); A trama (The Parallax View, 1974); Verdades que matam (Talk Radio, 1988); O rei da baixaria (Private Parts, 1997); Sob fogo cerrado (Under Fire, 1983); A montanha dos sete abutres (Ace in the Hole, 1951); Newsfront (1978).

O coração em previsão

Exames podem prever futuros ataques cardíacos em idosos.

Previsão só pode ser quanto ao futuro.

No passado, nem adivinhação.

Os invisíveis

É impressionante o chá de sumiço que esta terra dá a casos barulhentos e protagonistas.

Lembram aquele onde um tal “Guru” fabricava notas e aprovação de centenas de universitários?

Pois ninguém mais ouviu falar no mestre e nos mestrinhos.

Devem estar em turnê nacional.