Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sem máscaras

Nomeado por José Sarney prefeito de São Luís (1965 - 1969), Epitácio Cafeteira fez nome no carnaval maranhense ao proibir os Bailes de Máscaras já no primeiro ano do mandato biônico.

Levar a polícia a localizar “subversivos”, ou “inimigos” do novo regime – a ditadura – serviu como justificativa.

“Acho que ele não queria concorrência com a dele própria”, segundo versão hilária do historiador Carlos de Lima (morto este ano), em depoimento ao poeta Paulo Melo Souza (Jornal Pequeno, 4/5/2005).


Popularíssimos no século XX (década de cinquenta), os bailes eram o paraíso dos foliões dos sem-dinheiro, pula-cercas e homossexuais.

“Cheguei a presenciar vários desses bailes, mas nenhum deles foi mais importante que os comandados por Moisés Silva. O que teve mais repercussão ficava no Beco Escuro. As pessoas, principalmente as mulheres, usavam luvas e máscaras pretas, com um nariz pontudo e vermelho. Dessa forma, ninguém as identificava. Geralmente, eram prostitutas, meninas do comércio, empregadas domésticas ou mulheres casadas que pulavam a cerca”, lembrou Lima na entrevista.

O Febeapá (Festival de Besteira que Assola o País), de Stanislaw Ponte Preta, cita o prefeito pela proibição e o apelido ganho à época: "Epitácio Cafeteira da Família dos Bules".


“Lá em casa tinha um bigorrilho
Bigorrilho fazia mingau
Bigorrilho foi quem me ensinou
A tirar o cavaco do pau
Trepa Antônio
O siri tá no pau
Eu também sei tirar o cavaco do pau
Dona Dadá, Dona Didi
Seu marido entrou aí
Ele tem que sair, ele tem que sair”

(Letra de “Bigorrilho”, marcha carnavalesca de Jorge Veiga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário