Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2013

O descobridor



O Brasil não atribui qualquer importância a Duarte Pacheco Pereira (1460-1533), contudo o navegador português – a quem vários historiadores consideram um gênio militar – esteve nesta terra dois anos antes da sua “descoberta” por Pedro Álvares Cabral.

Duarte Pereira aqui chegou em 1498, em expedição secreta a mando de D. Manuel I. Sua missão era reconhecer as zonas situadas além da demarcação do Tratado das Tordesilhas.

Partindo de Cabo Verde, na África, em dezembro daquele ano atingiu a costa entre Maranhão e Pará, de onde alcançou o Rio Amazonas e a Ilha do Marajó.

É evidente que tais localidades não possuiam esses nomes à época. Os registros do navegador permitiram situá-las mais tarde. 

“... Tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo delas. É achado nela muito e fino brasil com muitas outras cousas de que os navios neste Reinos vem grandemente povoados”, relata Pereira em carta ao rei português.

O "brasil" a que o viajante se refere é o pau-brasil, a árvore nobre a dar nome ao país. 

Também matemático e cosmógrafo, Duarte Pacheco Pereira tinha genialidade comparável a Leonardo da Vinci, segundo o historiador e biógrafo Joaquim Barradas de Carvalho. 

Camões, em Os Lusíadas, refere-se a ele por "fortíssimo" e "Grão Pacheco Aquiles Lusitano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário