Vinte e três após o encalhe e naufrágio do navio coreano Hyunday New World, o Maranhão corre o risco de voltar ao noticiário internacional com mais um acidente marítimo de grande porte.
A ameaça recai agora sobre o navio sul-coreano Vale Beijing, alugado pela Vale e carregado de minério.
Uma rachadura no casco estaria permitindo a entrada de água na embarcação –uma das maiores do mundo.
Confira uma rápida retrospectiva de acidentes marítimos no complexo portuário do estado.
Em 31 de março de 1987, o navio coreano Hyunday New World deixou o porto de Ponta da Madeira com 90 mil toneladas de minério de ferro em direção ao porto de Xangai.
Em sua viagem inaugural, e única, o Hyunday é jogado no banco de areia dos “Cavalos”, se parte e afunda parcialmente, provocando desastre ambiental significativo.
As causas do sinistro nunca foram inteiramente esclarecidas.
O complexo portuário assistiu a mais desastres:
Norsul Trombetas (1998), Orade Nassau (1990), Rebocador Rigel (1993), Trade Daring(1994).
Nenhum comentário:
Postar um comentário