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sábado, 24 de março de 2012

Um presidente no Maranhão

Afonso Pena – sucessor de Rodrigues Alves – foi o primeiro presidente da República a pisar em solo maranhense.

O convite partiu do governador Benedito Leite, a quem já admirava pelos discursos fervorosos a favor da ferrovia São Luís-Caxias, quando senador.

O objetivo oficial da visita era verificar a extensão do isolamento econômico imposto às cidades ao longo do trajeto, e a falta de navegabilidade do rio Itapecuru.

Sem a ferrovia, o Maranhão estava ameaçado de ficar “sem comércio e sem rendas para o Tesouro”, alertou em estudo o engenheiro Palmério Cantanhede, autor do projeto da obra.

Afonso Pena chegou a São Luís em 5 de julho de 1906. Sete dos dez dias no estado permaneceu a bordo de um vapor que o levaria e sua comitiva até Caxias.

Os sucessivos encalhes da embarcação presidencial por certo foram decisivos para o destino da São Luís-Caxias. O início da ferrovia contudo tardaria.

Nos três dias em terra firme, Afonso Pena foi recebido com um sem-número de banquetes, de discursos intermináveis, de homenagens. Nas cinco cidades onde esteve, o nome da rua principal foi trocado pelo seu.

Durante a estada no Itapecuru, o presidente se deliciou com “esporte” bizarro: a matança de jacarés. Por puro deleite.

Trem bão por demais

O presidente Rodrigues Alves sancionou em 3 de janeiro de 1905 a Lei nº 1.329, que autorizava a Estrada de Ferro São Luís-Caxias.

Projeto de lei de autoria do senador maranhense Benedito Leite – e aprovado no Congresso dois anos antes – liberava o governo a promover a construção da ferrovia e a contratar a obra a quem apresentasse as melhores vantagens, ou realizá-la por administração.

A estrada, depois de pronta, seria arrendada mediante concorrência pública, rezava o projeto.

Três empresas se habilitaram. Venceu a indicação a Proença Echeverria & Cia., com proposta de 9.052:000$000 (nove contos e cinquenta e dois mil réis). A mais alta atingiu 22.560:000$000.

A obra teve início com sério erro. Houve alteração radical e decisiva no traçado original, que passou a privilegiar uma das margens do rio Itapecuru.

Resultado: a vegetação ribeirinha foi impiedosamente devastada, o que provocaria o impedimento da navegação livre.

Custo final da ferrovia: cerca de trinta e seis contos de réis.

Os construtores reclamaram mais doze contos na justiça.

Fedeu

Em 18 de julho de 2011 postei “Camarões por soja” em Cuscuz Delivery, no qual resgatei trecho de entrevista do “ex-rei da soja” a um jornal. Nenhum comentário, nenhum juízo de valor.

Assunto mundano, um naco diante das centenas de estripulias que a imprensa e a internet colecionam sobre ele.

Pois bem. Nessa sexta-feira, 23, recebi o comunicado abaixo da Assessoria de Comunicação do "ex", ou de alguém a assinar como tal.

“Estamos entrando em contato com todas as pessoas que postaram informações, tais como, comentário de abuso de imagem agressivo.
Para seu conhecimento, COMPARTILHAR e PUBLICAR foto e informações indevida é crime, esta notificação esta sendo copiada para ser anexada com o processo.
Voce tem 24 horas para retirar a foto, caso você nao compreenda e nao retire, se iniciara o processo com multa diaria e voce será notificado por nossos advogados. Segue o link para retirada:
http://cuscuzdelivery.blogspot.com.br/2011/07/camaroes-por-soja.html
Muito Obrigada pela sua atenção, espero que possamos em comum acordo chegarmos a um bom entendimento.
Att.
Assessoria de imprensa do Sr...”


Retirei a nota, não por receio das ameaças de advogados.

Sob melhor julgamento, não há porque insistir com certos causos que valem menos que um grão de soja.

Governantes

Roseana Sarney é a recordista de mandatos para o Executivo do Maranhão. Ao final do quarto exercício terá acumulado quatorze anos no governo.

O terceiro mandato, incompleto, veio a reboque da cassação de Jackson Lago, e compreendeu, oficialmente, de 17 de abril de 2009 a 1º de janeiro de 2011.

A marca anterior pertence a Paulo Ramos, que dominou os Leões por dois períodos: o primeiro, como governador eleito (agosto de 1936 a novembro de 1937); o segundo, a partir daquele ano, já no “Estado Novo” de Vargas, mas na condição de interventor.

Paulo Ramos renunciaria ao governo em 23 de abril de 1945, antes do término da ditadura getulista.

O sucedeu o interventor Eleazar Soares Campos – a exemplo de Ramos, também de Caxias (MA) –, indicado pelo então presidente José Linhares.